Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/55
Tipo: | Outro |
Título: | Para quê e para quem interessa a BNCC? |
Autor(es): | Lemos, Marcos |
Resumo: | Conhecer os agentes e a necessidade de se ter uma Reforma do Ensino Médio e de uma nova Base curricular, pautada, por sua vez, em um diálogo com professores e alunos, visando atender, efetivamente, às demandas necessárias para uma educação pública de qualidade. Precisamos entender que a formação dos estudantes no ensino médio deve ser pautada para que alunos e alunas tenham arbítrio para eles ser o que quiserem, desde a entrada num curso universitário, bem como ir de encontro ao mercado de trabalho, bem como planejarem suas vidas contemplando seus sonhos e ideais. |
Abstract: | Knowing the players and the need for a reform of secondary education and a new curriculum base, based in turn on a dialog with teachers and students, in order to effectively meet the demands necessary for quality public education. We need to understand that the education of students in secondary school must be based on students having the freedom to be whatever they want, from entering a university course, to entering the job market, as well as planning their lives with their dreams and ideals in mind. |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Reforma do Ensino Médio Formação de professores |
CNPq: | CNPQ::OUTROS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Baiano |
Sigla da Instituição: | IFBaiano |
Citação: | BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Algrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 155–171, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. Acesso em: 09 ago. 2022. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018. pdf Acesso em: 01 mai. 2023. BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em: 20 set. 2022. BURNIER, Suzana. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos. Boletim técnico do Senac, v. 27, n. 3, p. 48-60, 2001. CORTI, Ana Paula. Ensino médio: entre a deriva e o naufrágio. In: CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019. CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Curricular Comum: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. Expressão popular, 2018. GUIMARÃES, Fernanda. Lemann aumenta aposta em educação e grupo Eleva se torna um dos maiores do mundo em ensino básico. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 26 de fevereiro de 2021. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/02/26/lemann-faz-grande-aposta-em-educacao.htm. Acesso em: 30 nov. 2022 HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. 2009. KUENZER, Acacia Zeneida. Reforma da educação profissional ou ajuste ao regime de acumulação flexível? Trabalho, Educação e Saúde, v. 5, p. 491-508, 2007. LAMOSA, Rodrigo de A. C. Fundamentos históricos da atuação do partido do capital na defesa do direito à educação na américa latina. In: VIEIRA, Nívea S.; LAMOSA, Rodrigo (Org.). Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas, 1. ed. – Curitiba: Appris, 2020 LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 59- 75, 2019. MACEDO, E.; LOPES, A. C. Teorias de Currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011 MACEDO, Jussara M. de. Organismos internacionais e formação docente de novo tipo: da educação para todos a todos pela educação. In: VIEIRA, Nívea S.; LAMOSA, Rodrigo (Org.). Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas, 1. ed. – Curitiba: Appris, 2020 MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira, 1ª edição – Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. MOVIMENTO PELA BASE. Quem Somos. 2022. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em 29 nov. 2022 QUEIROZ, Lavínia Maria Silva; DE OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa. Tutoria, projeto de vida e a formação da juventude: desdobramentos da reforma do Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 34, n. 1, 2021. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências e a psicologização das questões sociais. Boletim técnico do SENAC, v. 27, n. 3, p. 26-35, 2001. RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Editoria Sulina, 2011. SIQUEIRA, Rafael Moreira. Currículo e políticas curriculares na pedagogia histórico-critica: ensino médio e química em análise. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2022. SOUZA, Vanessa M.; LOUREIRO, Carlos F. B. Estratégias políticas e pedagógicas da fundação Roberto Marinho em Paraty/RJ: a apropriação privada do direito à educação dos caiçaras. In: VIEIRA, Nívea S.; LAMOSA, Rodrigo (Org.). Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas, 1. ed. Curitiba: Appris, 2020 SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 91-107, 2019. TODOS PELA Educação. Quem Somos. 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/quem-somos/. Acesso em 29 nov. 2022 ZANATTA, Shalimar Calegari et al. Uma análise sobre a reforma do ensino médio e a implantação da base nacional comum curricular no contexto das políticas neoliberais. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 4, p. 1711-1738, 2019. ZANATTA, Shalimar Calegari. A implantação de uma Base Nacional Comum Curricular–BNCC no contexto do progresso ensino e aprendizagem de Física. Conhecimento público, educação tutorial e outras reflexões sobre o ensino de Ciências. Maringá: LCV-UEM, p. 311-330, 2017. ZANATTA, Shalimar Calegari; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Uma Discussão sobre a Implantação da BNCC um olhar para o ensino de física. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. 2016. p. 01-10. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/55 |
Data do documento: | 30-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
E-BOOK Marcos Lemos.pdf | PARA QUÊ E PARA QUEM INTERESSA A BNCC? | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.