DSpace IF Baiano Livros e capítulos de livros Livros
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/55
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLemos, Marcos-
dc.date.accessioned2024-11-21T21:44:56Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-11-21T21:44:56Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.identifier.citationBRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi; IWASSE, Lilian Fávaro Algrâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. BNCC: a quem interessa o ensino de competências e habilidades?. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 25, p. 155–171, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n25p155-171. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. Acesso em: 09 ago. 2022. BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN32018. pdf Acesso em: 01 mai. 2023. BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm Acesso em: 20 set. 2022. BURNIER, Suzana. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos. Boletim técnico do Senac, v. 27, n. 3, p. 48-60, 2001. CORTI, Ana Paula. Ensino médio: entre a deriva e o naufrágio. In: CÁSSIO, F. (Org.). Educação contra a Barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019. CURY, Carlos Roberto Jamil; REIS, Magali; ZANARDI, Teodoro Adriano Costa. Base Nacional Curricular Comum: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018. FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. Expressão popular, 2018. GUIMARÃES, Fernanda. Lemann aumenta aposta em educação e grupo Eleva se torna um dos maiores do mundo em ensino básico. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 26 de fevereiro de 2021. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2021/02/26/lemann-faz-grande-aposta-em-educacao.htm. Acesso em: 30 nov. 2022 HOLANDA, Francisca Helena de Oliveira; FRERES, Helena de Araújo; GONÇALVES, Laurinete Paiva. A pedagogia das competências e a formação de professores: breves considerações críticas. 2009. KUENZER, Acacia Zeneida. Reforma da educação profissional ou ajuste ao regime de acumulação flexível? Trabalho, Educação e Saúde, v. 5, p. 491-508, 2007. LAMOSA, Rodrigo de A. C. Fundamentos históricos da atuação do partido do capital na defesa do direito à educação na américa latina. In: VIEIRA, Nívea S.; LAMOSA, Rodrigo (Org.). Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas, 1. ed. – Curitiba: Appris, 2020 LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 59- 75, 2019. MACEDO, E.; LOPES, A. C. Teorias de Currículo. São Paulo: Editora Cortez, 2011 MACEDO, Jussara M. de. Organismos internacionais e formação docente de novo tipo: da educação para todos a todos pela educação. In: VIEIRA, Nívea S.; LAMOSA, Rodrigo (Org.). Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas, 1. ed. – Curitiba: Appris, 2020 MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira, 1ª edição – Rio de Janeiro: Lamparina, 2016. MOVIMENTO PELA BASE. Quem Somos. 2022. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/quem-somos/. Acesso em 29 nov. 2022 QUEIROZ, Lavínia Maria Silva; DE OLIVEIRA, Meyre-Ester Barbosa. Tutoria, projeto de vida e a formação da juventude: desdobramentos da reforma do Ensino Médio. Cadernos do Aplicação, v. 34, n. 1, 2021. RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências e a psicologização das questões sociais. Boletim técnico do SENAC, v. 27, n. 3, p. 26-35, 2001. RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Editoria Sulina, 2011. SIQUEIRA, Rafael Moreira. Currículo e políticas curriculares na pedagogia histórico-critica: ensino médio e química em análise. 1. Ed. – Curitiba: Appris, 2022. SOUZA, Vanessa M.; LOUREIRO, Carlos F. B. Estratégias políticas e pedagógicas da fundação Roberto Marinho em Paraty/RJ: a apropriação privada do direito à educação dos caiçaras. In: VIEIRA, Nívea S.; LAMOSA, Rodrigo (Org.). Todos pela Educação? Uma década de ofensiva do capital sobre as escolas públicas, 1. ed. Curitiba: Appris, 2020 SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 91-107, 2019. TODOS PELA Educação. Quem Somos. 2022. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/quem-somos/. Acesso em 29 nov. 2022 ZANATTA, Shalimar Calegari et al. Uma análise sobre a reforma do ensino médio e a implantação da base nacional comum curricular no contexto das políticas neoliberais. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 4, p. 1711-1738, 2019. ZANATTA, Shalimar Calegari. A implantação de uma Base Nacional Comum Curricular–BNCC no contexto do progresso ensino e aprendizagem de Física. Conhecimento público, educação tutorial e outras reflexões sobre o ensino de Ciências. Maringá: LCV-UEM, p. 311-330, 2017. ZANATTA, Shalimar Calegari; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. Uma Discussão sobre a Implantação da BNCC um olhar para o ensino de física. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências. 2016. p. 01-10.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/55-
dc.description.abstractKnowing the players and the need for a reform of secondary education and a new curriculum base, based in turn on a dialog with teachers and students, in order to effectively meet the demands necessary for quality public education. We need to understand that the education of students in secondary school must be based on students having the freedom to be whatever they want, from entering a university course, to entering the job market, as well as planning their lives with their dreams and ideals in mind.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Baianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectReforma do Ensino Médiopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePara quê e para quem interessa a BNCC?pt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoConhecer os agentes e a necessidade de se ter uma Reforma do Ensino Médio e de uma nova Base curricular, pautada, por sua vez, em um diálogo com professores e alunos, visando atender, efetivamente, às demandas necessárias para uma educação pública de qualidade. Precisamos entender que a formação dos estudantes no ensino médio deve ser pautada para que alunos e alunas tenham arbítrio para eles ser o que quiserem, desde a entrada num curso universitário, bem como ir de encontro ao mercado de trabalho, bem como planejarem suas vidas contemplando seus sonhos e ideais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFBaianopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino Superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-BOOK Marcos Lemos.pdfPARA QUÊ E PARA QUEM INTERESSA A BNCC?1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.