Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/14
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Inclusão digital para idoso |
Autor(es): | Alves, Enelda Rios Nascimento, Willey Anderson Almeida Santiago, Anne Caroline da Silva |
Resumo: | Diferente do que acontece com as crianças (Os chamados "nativos digitais"), os idosos nascem no mundo onde computadores, tablets e smartphones aparecem e se diversificaram somente mais tarde, e essa realidade reflete em dificuldade e insegurança para usar muitos recursos de TI. Como esse novo público não teve contato com essas inovações desde cedo, já que muitos dispositivos computacionais não eram tão acessíveis ou não pertenciam a sua geração, ter o domínio desses recursos de forma rápida não é tão fácil. Isto porque devido ao fator de idade aprender a utilizá-los pode demandar um tempo maior, o que não pode ser confundido com incapacidade. Diferente do que acontece com as crianças (Os chamados "nativos digitais"), os idosos nascem no mundo onde computadores, tablets e smartphones aparecem e se diversificaram somente mais tarde, e essa realidade reflete em dificuldade e insegurança para usar muitos recursos de TI. Como esse novo público não teve contato com essas inovações desde cedo, já que muitos dispositivos computacionais não eram tão acessíveis ou não pertenciam a sua geração, ter o domínio desses recursos de forma rápida não é tão fácil. Isto porque devido ao fator de idade aprender a utilizá-los pode demandar um tempo maior, o que não pode ser confundido com incapacidade. |
Abstract: | Unlike what happens with children (the so-called "digital natives"), the elderly are born into a world where computers, tablets and smartphones appear and diversify only later, and this reality reflects difficulty and insecurity in using many IT resources. As this new audience did not have contact with these innovations from an early age, as many computing devices were not as accessible or did not belong to their generation, mastering these resources quickly is not so easy. This is because, due to the age factor, learning to use them can take longer, which cannot be confused with incapacity Unlike what happens with children (the so-called "digital natives"), the elderly are born into a world where computers, tablets and smartphones appear and diversify only later, and this reality reflects difficulty and insecurity in using many IT resources. As this new audience did not have contact with these innovations from an early age, as many computing devices were not as accessible or did not belong to their generation, mastering these resources quickly is not so easy. This is because, due to the age factor, learning to use them can take longer, which cannot be confused with incapacity |
Palavras-chave: | inclusão digital inclusão digital idoso idoso |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia |
Sigla da Instituição: | IFBaiano |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
URI: | http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/14 |
Data do documento: | 17-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Artigos de periódicos do IF Baiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
INCLUSÃO DIGITAL PARA IDOSOS_ REVISTA DE EXTENSÃO TRILHAS.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons