Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/50
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Sidneia Brito de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-05T11:46:05Z | - |
dc.date.available | 2024-11-05 | - |
dc.date.available | 2024-11-05T11:46:05Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-17 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/50 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study was to promote the implementation and management of a school garden at Colégio Estadual do Campo de Mutãs, located in the semi-arid region of Bahia, through practical activities and inter and transdisciplinary experiences. We seek to encourage and promote healthier eating habits, in a dynamic, participatory and enjoyable teaching-learning process. We created a socialization space for the different project participants, encouraging greater involvement, and encouraging the installation and maintenance of the garden. We implement practices related to transversal themes, focusing mainly on the environment, health and consumption. The activities were conducted through workshops on production and management involving students, teachers and staff. All procedures were discussed together with the school community, aiming to contribute to the organization and success of the activities. Groups were formed responsible for maintaining and caring for the garden, and the vegetables produced were distributed among students and staff. To ensure the effectiveness of the process, it was essential to carry out constant diagnosis, monitoring and evaluation of actions together with those involved. The school garden has not only thrived in the challenging scenario of semiarid Bahia, but has also emerged as a symbol of transformative education and a commitment to collective well-being. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Baiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | horta escola | pt_BR |
dc.subject | educação para a cidadania | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Alimentação Saudável (PAS) | pt_BR |
dc.title | Horta escolar como espaço didático pedagógico na promoção da segurança alimentar e nutricional no semiárido | pt_BR |
dc.title.alternative | School garden as a pedagogical teaching space to promote food and nutritional security in the semi-arid region | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0038773582244645 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bebé, Felizarda Viana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9764329265812697 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Trindade, Daniele de Brito | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2762049608974570 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bebé, Felizarda Viana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9764329265812697 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Aquino, Aureluci Alves | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2539229278123063 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bonfim, Joice Andrade | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4271085434446666 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Sofia Rebouças Neta | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8013627395561765 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi promover a implementação e gestão de uma horta escolar no Colégio Estadual do Campo de Mutãs, situado no semiárido baiano, por meio de atividades práticas e vivências inter e transdisciplinares. Buscamos incentivar e fomentar hábitos alimentares mais saudáveis, em um processo de ensino-aprendizagem dinâmico, participativo e prazeroso. Criamos um espaço de socialização para os diversos participantes do projeto, estimulando maior envolvimento, e incentivando a instalação e manutenção da horta. Implementamos práticas relacionadas a temas transversais, com foco principalmente em meio ambiente, saúde e consumo. As atividades foram conduzidas por meio de oficinas sobre produção e manejo envolvendo alunos, professores e funcionários. Todos os procedimentos foram debatidos em conjunto com a comunidade escolar, visando contribuir para a organização e sucesso das atividades. Formaram-se grupos responsáveis pela manutenção e cuidado com a horta, e as hortaliças produzidas foram distribuídas entre alunos e funcionários. Para garantir a eficácia do processo, foi essencial realizar um diagnóstico constante, monitoramento e avaliação das ações em conjunto com os envolvidos. A horta escolar não apenas prosperou no cenário desafiador do semiárido baiano, mas também emergiu como um símbolo de educação transformadora e um compromisso com o bem-estar coletivo | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Guanambi | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFBaiano | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS | pt_BR |
dc.relation.references | ABRANDH - Ação Brasileira Pela Nutrição e Direitos Humanos, 2011. Disponível em: http://www.nutricao.ufsc.br/files/2013/11/ApostilaABRANDHModulo1.pdf. Acesso em: mai. 2022. ARMADA, Charles Alexandre Souza; LIMA, Raphael Leal Roldão. A cobrança pelo uso da água como importante instrumento jurídico-econômico da gestão hídrica no contexto da região nordeste. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.12, n.3, 3º quadrimestre de 2017. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791. Acesso em: 15 nov. 2023. BRASIL. LEI Nº 11.346, Lei de Segurança Alimentar e Nutricional, de 15 de setembro de 2006. Disponovel em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=11346&ano=2006&ato=406M TTU5kMRpWT122. Acesso em 18 jun. 2022. BRASIL. Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/aliment.pdf. Acesso em: 09 ago.. 2023 BRASIL. Projeto Educando com a Horta. Brasília: MEC/FNDE/PNAE, 2007. Disponível em: http://www.educandocomahorta.org.br/. Acesso em: 26 ago. 2022 BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Direito à alimentação adequada – Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013. 80 p., il. – (Por uma cultura de direitos humanos). BRASIL. LDB 1996. Disponível em: http://www.educandocomahorta.org.br/. Acesso em: 26 ago. 2022. http://www.geledes.org.br/wpcontent/uploads/2009/04/lei_diretrizes.pdf BRITO, Ana Paula Gonçalves, et al. A importância da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento de pesquisas qualitativas na área de educação. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, 2021. BRITO, Thyago Carneiro de. "A horta escolar como recurso didático para contextualização da educação no semiárido: vivência pedagógica na Escola do Campo Pio X-Sumé." (2021). CAMILLO, Cíntia Moralles. Mapeamento e utilização dos laboratórios de informática educacionais nas escolas do campo da 8ª CRE. Dissertação (Mestrado no curso de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/UFSM), Santa Maria, RS. 2019. CAMILLO, Cíntia Moralles; MULLER, Liziany. Democratização e uso das tecnologias digitais nas escolas do campo: um estudo de caso. Perspectiva, v. 38, n. 3, p. 1-19, 2020. CAMILLO, Cíntia Moralles; GRAFFUNDER, Karine Gehrke, "Educação do campo: horta escolar como projeto interdisciplinar e contextualizado. Salão do Conhecimento, v. 7, n. 7, 2021. CAMOZZI, Aída Bruna Quilici, et al. "Promoção da Alimentação Saudável na Escola: 60 realidade ou utopia?" Cadernos Saúde Coletiva, v. 23, p. 32-37, 2015. CAMPOS, Járvis ; REIS, CristianoSathler dos; REIS, Douglas Sathler dos. Caracterização espacial da migração de retorno ao Nordeste: uma análise dos fluxos migratórios intermunicipais nos quinquênios 1995-2000 e 2005-2010. Revista Geografias, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 08–26, 2022. DOI: 10.35699/2237-549X.2018.19212. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/19212. Acesso em: 27 ago. 2023. CARNEIRO, Aline et al. Horta Escolar e segurança alimentar: Instrumento pedagógico e saber didático. Educação Ambiental (Brasil), v. 1, n. 1, 2020. CEREALI, Mariana; WIZIACK, Suzete Rosana de Castro. "Hortas em espaços urbanos como ferramenta de Educação Ambiental, segurança alimentar e qualidade de vida." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) v. 16, n. 3, p. 473-488, 2021. CONRADO, Luana Mayra Nunes; DA SILVA, Victor Hugo. Educação ambiental e interdisciplinaridade: um diálogo conceitual. Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, v. 6, n. 3, p. 651-665, 2017. DRUCIAK, Cristiane de Azevedo; OBARA, Ana Tiyomi. Estratégias de educação ambiental sobre o tema “agrotóxicos”: Revisão sistemática. Revista Contexto & Educação, 2022, 37.119: e12578-e12578 ESGANZELLA, João Antonio. Projeto cultivar: a horta escolar como instrumento de segurança alimentar, educação ambiental e sustentabilidade. Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018. FERNANDES, Maiara Oliveira, et al. Horta na escola: incentivando hábitos saudáveis de alimentação em uma escola de Uberlândia-MG. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 75-83, jul. / dez. 2013. FERREIRA, Elvis Pantaleão et al. Uso eficiente da água de chuva armazenada em cisterna para produção de hortaliças no Semiárido pernambucano. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável - V. 11, Nº 2, p. 01-07, 2016. Pombal, PB, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas. http://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS.DOI:http://dx.doi.org/10.18378/rvads .v11i2.4035 CRUZ, Marlon Messias Satana; FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo. Paz e Terra, 1996 (Coleção leitura), 166p. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, n. 13, 2008. Acesso em: 13/ago. 2023. GARCIA, Mariana Tarricone. Hortas urbanas e a construção de ambientes promotores da alimentação adequada e saudável. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. GRAFFUNDER, Karine Gehrke et al. Alfabetização científica e o ensino de Ciências na Educação Básica: panorama no contexto das pesquisas acadêmicas brasileiras nos últimos cinco anos da ENPEC. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 9, n. 9, pág. e313997122- e313997122, 2020. IBGE. CENSO 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/pesquisa/23/22107. Acesso em: mai. 2022. KOPEGINSKI, Sandra Inês Reisdorfer; LINDINO, Terezinha. Educação Ambiental para 61 Segurança Alimentar na Emergência Climática. Revista Pleiade, v. 17, n. 38, p. 34-40, 2023. KRIPKA, Rosana Maria et al; Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones de la UNAD, v. 14, n. 2, 2015. LEITÃO, Laís. Horta, para que te quero? Transversalidades entre direito à cidade e sustentabilidade em Salvador, BA . (Mestrado)- Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Salvador, 2020. LEAL, Regiani Cristina; SCHIMIM, Eliane Strack. A horta como possibilidade de alimentação saudável. Paraná, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor, 2016. LIMA, Brisa Ribeiro et al; . Propriedades químicas do solo e desenvolvimento do coentro tratado com biofertilizante e cobertura de moringa. Revista Ibero Americana de Ciências Ambientais, v.12, n.1, p.1-10, 2021. DOI: http://doi.org/10.6008/CBPC2179- 6858.2021.001.0001 LOVO, Ivana C. Agricultura urbana: um elo entre o ambiente e a cidadania. (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências e Filosofia, Florianópolis, 2011. MALHOTRA, Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria (2007). Metodologia do trabalho científico. 7ª ed. São Paulo: Atlas. MARTINS, Maria Izanete da Rosa. A horta escolar em escolas públicas do sul de Santa Catarina: um espaço educativo para além da produção e do consumo de alimentos. 2020. MELO, Tálita Nogueira Gonzaga; HORA, Karla Emmanuela Ribeiro. Agricultura urbana: produção de alimentos e prática pedagógica em ambientes escolares. REMEARevista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 40, n. 2, p. 271-291, 2023. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. NANDI, Tatiane Fátima et al. Saberes com sabores: percepções docentes sobre a horta escolar nos municípios lindeiros ao lago Itaipu. 2019. NANDI, Tatiane Fátima; AHLERT, Alvori. Horta Escolar e Agricultura Familiar de Produção Orgânica: Um Estudo com Docentes em Municípios do Oeste do Paraná. Rev. FSA, Teresina, v.18, n. 5, art. 5, p.75-90, mai. 2021. NETO, Ludgero Rêgo Barros. Análise do desenvolvimento da agricultura de base sustentável no município de Carinhanha - BA: Estudo de caso do Projeto Educando com a Horta Escolar. 85 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014. NETO, Ludgero Rêgo Barros et al. Trajetória do projeto Educando com a Horta Escolar: Eixo Gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas – revista GeoPantanal – UFMS- Corumbá/MS. N.30- 113-132. JAN./JUM.2021. 62 NETO, Ludgero Rêgo Barros et al. Dinâmicas alimentares saudáveis a partir de práticas de inclusão socioprodutivas sustentáveis em ambiente escolar: estudo de caso do projeto educando com a horta escolar em Carinhanha, BA. 2022. NOTTAR, Luiz Alberto; FAVRETTO, Jacir, A determinação dos jovens rurais e a sucessão na agricultura familiar - Desenvolvimento em Questão, Editora Unijuí, ISSN 2237-6453, Ano 19, n. 55, abr./jun. 2021, p. 343-358. NUNES, Letícia Riguetto; ROTATORI, Camila; Cosenza, Angélica. "A horta escolar como caminho para a agroecologia escolar." Revista Sergipana de Educação Ambiental 7.1 (2020): 1-21. OLIVEIRA, Fabiane Rezende de, et al. Horta escolar, educação ambiental e a interdisciplinaridade. Rev. Brasileira, de Educação Ambiental, Revbea, São Paulo, V. 13, No 2: 10-31, 2018. OLIVEIRA, Ana Paula Santellano; FENNER, Roniere dos Santos. Interdisciplinaridade: o desafio de trabalhar a área das ciências da natureza na escola pública. # Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 1, 2020. OLIVEIRA, Denise Ana Augusta dos Santos. Tessituras sociocientíficas no contexto da horta escolar: com o protagonismo infantil das narrativas à produção literária. 2017 OLIVEIRA, Míriam Sampaio de. "A formação continuada de professores desenvolvida no projeto Educando com a Horta Escolar e suas implicações na promoção da alimentação saudável na escola." (2011). OMS – Organização Mundial da Saúde – Disponivel em https://www.forumdcnts.org/post/numeros-invisiveis-oms-2022 . Acesso em: 20 mai. 2022. PASTORIO, Eduardo. Horta Escolar nas Escolas do Campo de São Gabriel/RS. RELACultRevista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 6, 2020. RABELO, Claisa Andrea Freitas et al. Promoção da segurança alimentar e nutricional em escolas de ensino médio em tempo integral: relato de experiência extensionista. Research, Society and Development, v. 9, n. 12, p. e13691210835- e13691210835, 2020. REZENDE, Bráulio Luciano Alves, et al. A interdisciplinaridade por meio da pedagogia de projetos: uma análise do projeto “horta escolar: aprenda cultivando hortaliças” numa perspectiva CTSA - Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, ISSN: 2236-2150 - V. 04, N. 01, p. 52 - 51, Junho, 2014. RIBAS, Giovanna Paola Primor. O tratamento jurídico dos recursos hídricos no Brasil em nos Estados Unidos Da América. Veredas do Direito, Belo Horizonte, v.13, n.27, 2016. p.179-207 SEDIYAMA, Maria Aparecida Nogueira; SANTOS, Izabel Cristina dos; LIMA, Paulo César de. Cultivo de hortaliças no sistema orgânico. - Produção Vegetal • Rev. Ceres 61 (suppl) • Dez 2014 • https://doi.org/10.1590/0034-737x201461000008 SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico [livro eletrônico] --. 1. ed. -- São Paulo : Cortez, 2013. 1,0 MB ; e-PUB. Bibliografia. SANTOS, Maria Auxiliadora dos Freitas et al. Horta escolar e segurança alimentar: instrumento pedagógico e saber didático. Cadernos de Agroecologia, v. 15, n. 2, 2020. 63 SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo – Globalização e Meio Técnico-Científico Informacional. 3ª edição, Editora Hucitec, São Paulo, 1997. SILVA, Felipe Santos et al. Horta escolar agroecológica: alternativas ao ensino de Geografia e consciência ambiental no povoado Jardim Cordeiro, Delmiro Gouveia/AL. Diversitas Journal, v. 1, n. 3, p. 337-346, 2016. SILVA, Lúcia Maria Bezerra da et al. Hortaliças orgânicas: alimentos saudáveis ou um risco à saúde?. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 39, n. 2, p. 119-128, 2018. SOARES, Thalia de Jesus Ecks; STADLER, João Paulo; AZEVEDO, Mariana da Silva. Análise de Dissertações sobre o uso da horta escolar para a promoção da Educação Ambiental em nível Fundamental e Médio. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, 2023, 9.jan./dez.: e212423-e212423. SOUZA, Jacimar Luis de . Cultivo orgânico de frutas e hortaliças: minicurso. http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/107/1/Mini-curso-CD-2-Cultivoorganico-de-frutas-e-hortalicas-Jacimar-Souza.pdf . Acesso em: 20 jul. 2022 SCHÚ, Aline, et al. "Educação e Ecologia Profunda: reflexões sobre os potenciais pedagógicos da horta escolar." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 16.3 (2021): 79-100. TESSARINI, Shirlei, et al. "Ora-Pro-Nóbis: Ampliando os Conhecimentos de sua Utilização na Alimentação a Partir da Educação Alimentar e Nutricional (EAN)." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 22, n. 3, p. 317-324, 2021. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Guanambi - Dissertações Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SIDNEIA-BRITO-DE-OLIVEIRA-ALVES.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons