DSpace IF Baiano Comunidade destinada para disseminar Artigos de periódicos do Instituto Federal Baiano. Artigos de periódicos do IF Baiano
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/17
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Deise Maiana Oliveira dos-
dc.creatorSacrament, Rosieli Souza Santos-
dc.creatorSilva, Tiago Abreu da-
dc.creatorBrandão, Girleda Silva-
dc.date.accessioned2023-10-20T13:28:46Z-
dc.date.available2023-10-20-
dc.date.available2023-10-20T13:28:46Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.issn2764-6416pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/17-
dc.description.abstractThe teaching of natural sciences consists of content that ranges from the micro to the macroorganism. Students are not always able to assimilate the content taught in theoretical classes because they do not include concrete experiences that lead them to understand the concept covered. In this way, the proposal arises to link the science content established for the first and second quarters of the 2019 academic year, through practical methodologies developed during classes, to the daily lives of students from four 6th year classes in the morning shift, at Colégio Municipal Natur de Assis Filho, located in the municipality of Ubaíra/BA, accompanied by members of the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program-PIBID, in order to promote greater attraction to classes and improvement in learning. Four actions were established to be developed, the main objective of which was to involve all students in carrying out the activities and bring them closer to the subject contents. The selected strategies consisted of: cultural competition to choose the project logo, production of a herbal garden and two thematic units (“Human beings and water” and “Food and nutrition”). Furthermore, an interview was carried out with students, in order to understand their conceptions about science classes in the 2018 and 2019 academic years. The responses collected indicate that, by bringing the content studied closer to the students' experiences, the teacher can enable students to attribute greater meaning to the concepts covered in class. We understand, therefore, that the project initiative promoted satisfactory results and, also, indicative for further exploration of the action.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Extensão Trilhaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectbolsistapt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleConsiderações de estudantes do 6º ano sobre ações desenvolvidas por bolsistas do PIBIDpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências naturais é composto por conteúdos que abrangem do micro ao macroorganismo. Nem sempre o estudante consegue assimilar os conteúdos ensinados em aulas teóricas por não contemplarem experiências concretas que o leve a compreender o conceito abordado. Desta forma, surge a proposta de vincular os conteúdos de ciências estabelecidos para o primeiro e segundo trimestres do ano letivo 2019, através de metodologias práticas desenvolvidas durante as aulas, ao cotidiano de discentes de quatro turmas de 6º ano do turno matutino, do Colégio Municipal Natur de Assis Filho, localizado no município de Ubaíra/BA, acompanhadas por integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, a fim de promover maior atração pelas aulas e melhoria no aprendizado. Foram estabelecidas quatro ações a serem desenvolvidas, as quais tiveram como objetivo principal envolver todos os estudantes na execução das atividades e aproximá-los dos conteúdos da disciplina. As estratégias selecionadas consistiram em: concurso cultural para a escolha do logo do projeto, produção de horta fitoterápica e duas unidades temáticas (“O ser humano e a água” e “Alimentos e nutrição”). Além disso, foi realizada uma entrevista com estudantes, a fim de perceber as suas concepções acerca das aulas de ciências nos anos letivos 2018 e 2019. As respostas coletadas nos indicam que, ao aproximar o conteúdo estudado com as vivências dos alunos, o professor consegue possibilitar que os estudantes atribuam maior significado aos conceitos abordados em sala. Compreendemos, portanto, que a iniciativa do projeto promoveu resultados satisfatórios e, ainda, indicativos para maior exploração da ação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIFBaianopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.volumev. 3pt_BR
dc.citation.issuen. 1pt_BR
dc.citation.spage42pt_BR
dc.citation.epage50pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos de periódicos do IF Baiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CONSIDERAÇÕES DE ESTUDANTES DO 6º ANO SOBRE AÇÕES DESENVOLVIDAS POR BOLSISTAS DO PIBID.pdf2,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons