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http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/15
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Viana-Telles, Helyom | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T18:25:59Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17 | - |
dc.date.available | 2023-10-17T18:25:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.identifier.issn | 2237-9126 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ifbaiano.edu.br/jspui/handle/123456789/15 | - |
dc.description.abstract | The article discusses the relationship between collective memory and identity and digital games from the case study of the memory practices of MMORPG City of Heroes players. Some preliminary results of an ongoing research are presented. The Methodological design seeks an interdisciplinary dialogue between Digital Ethnography and Cultural History. We argue that the incorporation in the avatar appears a structural element for the construction of the memory and the collective identity of the community of players built from the experiences and interactions experienced in the digital world. The MMORPG, in addition to being a platform for the production of social interactions, is taken as a spatial reference image for the construction of the collective memory of the players. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Domínios da Imagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | MMORPG | pt_BR |
dc.subject | Etnografia virtual | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.title | COMO OS JOGADORES RECORDAM? A ETNOGRAFIA DIGITAL E A HISTÓRIA CULTURAL DA COMUNIDADE DE JOGADORES DO MMORPG CITY OF HEROES | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo discute a relação entre memória coletiva e identidade e jogos digitais a partir do estudo de caso das práticas de memória dos jogadores do MMORPG City Of Heroes. São apresentados alguns resultados preliminares de uma pesquisa ainda em andamento. O desenho metodológico busca um diálogo interdisciplinar entre Etnografia Digital e História Cultural. Os resultados apontam para a existência de práticas epistolares, arquivísticas e de autotodocumentação. Argumentamos que a incorporação do jogador no avatar aparece um elemento estrutural para a construção da memória e da identidade coletiva da comunidade de jogadores, construída a partir das experiências e interações vivenciadas no mundo digital. O MMORPG, além de plataforma para produção de interações sociais, é tomado como imagem espacial de referência para a construção da memória coletiva dos jogadores, assumindo a função de lugar de memória. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IBICT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | pt_BR |
dc.citation.volume | 15 | pt_BR |
dc.citation.issue | 29 | pt_BR |
dc.citation.spage | 10 | pt_BR |
dc.citation.epage | 29 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos de periódicos do IF Baiano |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Como os Jogadores recordam A Etnografia digital e a história cultural da comunidade de jogadores do MMORPG City of Heroes.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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